Tuesday, June 12, 2007

Qual o posicionamento das empresas portuguesas face à Inovação?

Aproveitando os conceitos lançados na última aula, lanço também aqui um desafio:
Qual é o posicionamento das empresas portuguesas face à Inovação?
Ora bem, eu sou da opinião de que as empresas não só não dominam, ainda, o conceito de inovação como não fazem a mais pálida ideia de quais são as variáveis que influenciam o seu posicionamento face ao conceito de inovação.
Assim sendo aqui fica uma matriz, de um conhecido autor nestas andanças (Adriano Freire), para lançar a "confusão".

E então? onde se posicionam as PME tugas?

2 comments:

Caco said...

Fácil!

Essa imagem é para casos de inovação observados. Como é difícil observar casos de inovação em Portugal, existem mas são diminutos, e a pergunta é geral, logo não há maneira de colocar as empresas nacionais nessa imagem.

Paulo César Martins said...

Olá,

Acho que o post do Miguel é, por si só, representativo do que é o Tuga na sua essência...

Reparem que o autor do gráfico é Tuga e incluiu, para facilitar a coisa, algo no entre a Inovação Incremental e a Revolucionária...

Além disso, teve o cuidado de acrescentar a inovação de procedimentos/métodos que espelham a pequenez de ideias do povão...

Qual inovar processos (nível macro), qual carapuça... somos é gaijos para inovar uns quantos procedimentos (a nível micro) porque a coisa a outro nível já só é prós Japonocas... e como até nem conseguimos enquadrar bem a coisa dizemos que são processos distintivos porque ninguém vai mesmo perceber o que é e comem a coisa com massa e está a andar!