Thursday, June 14, 2007

Afinal Inovou!

Ouvi alguns comentários extemamente interessantes do Sr. Primeiro Ministro durante esta semana. Dizia ele, num discurso extremamente elaborado que pretendia que todos os alunos do 1º e 2º ciclos tivessem acesso à banda larga da internet, por um o preço extremamente acessivel! Sr. primeiro ministro, não é esse o busilis da questão. O primeiro passo seria explicar, como é que todos os alunos irão ter acesso a um computador. Se conhecesse a realidade da exclusao social em Portugal, talvez iniciasse o seu discurso de outra forma. No entanto, a internet é de extrema importancia, como fonte previlegiada de informaçao e conhecimento. O Sr. Primeiro Ministro afinal inovou, ou não?!

3 comments:

RC said...

Eu devo recordar, caso alguém não se lembre que quando eu entrei para o secundário (o meu 10º ano) +/- à 11 anos estava já em vigor uma lei que permitia que as pessoas deduzem no IRS um computador que comprasse, como inicio do combate à info-exclusão. Pelo que me parece que esta medida roça a fútilidade, porque se já se estão a dotar a escolas de meios informáticos que permitam os alunos trabalhar, acho um exagero partirmos agora para os portáteis e para todos os malificios que eles acarretam:
- um peso enorme para transporte;
- desgaste muito mais rápido;
- bastante mais frágeis que um computador vulgar;
- permitem que os jovens se isolem das famílias;
- entre outros.
Eu parece-me que já imagino 500 alunos numa secundária todos a tentar ligar um portátil à electricidade e trazerem extensões de casa...

Pelo que acho que seria muito mais eficiente e lógico promover os computadores de secretária que de uma forma geral abrangiam muito mais as famílias.

Et voilá...
____________
Tenho dito.

Paulo César Martins said...

Na minha opinião acho que todos os programas para trazer portugal para a Era Digital são fundamentais para o futuro desta nação.

E é muito bem pensado por parte do Engº Sócrates, pelo que é de louvar esta iniciativa. Claro que o que estamos a falar é se estamos dispostos a financiá-la, afinal o estado somos nós...

Não deverá ficar muito caro. O preço dos portáteis está em queda nos mercados internacionais. Lembro que, há algum tempo atrás, Nicholas Negroponte afirmou que iria perseguir a venda de portáteis a $100 dólares pelo resto da sua vida. Obviamente que não vai precisar de tanto tempo! Já encontramos portáteis muito bons a 700€ e a coisa vai cair em pouco tempo. E estamos a falar de 200.000 portáteis. Qualquer empresa fará um desconto substancial para vendê-los ao Estado Português...

Entretanto acho que o Governo deveria fazer mais pelas ligações Internet, essas sim, grande dinamizadoras. As ligações em Portugal são uma miséria. São muito caras e o governo deveria era insistir nos operadores para baixar as tarifas, criando mais concorrência. O Belmiro tentou, mas agora a coisa só lá vai com o Estado a mexer-se.

Ficaremos à espera que a "coisa se componha" e, em vez de darmos oportunidade aos alunos do 10º a ter computadores a 150 euros, possamos permitir que qualquer pessoa possa ter essa facilidade, desde que prove necessitar.

Carla Ferreira said...

Olá!

A minha questão é a seguinte: não será esta mais uma medida que serve apenas para "tapar o sol com a peneira"?? Que serve apenas para que os ditos rankings demonstrem que Portugal até tem uma X percentagem da população com acesso a meios de informática e à Internet?

Acredito, que trará, sem dúvida, algo de muito bom para aqueles que vão ter acesso a essa tecnologia, mas questiono as verdadeiras intenções do nosso governo...

A ideia está lá, mas receio que seja oca..

Carla Ferreira