Wednesday, June 27, 2007

Estão à espera que algum deus venha criar condições na região?

 


http://jn.sapo.pt/2007/05/30/porto/estao_a_espera_al_deus_venha_criar_c.html

"Madeira e Algarve têm líderes, quer se goste ou não deles", diz Marques dos Santos, para explicar a má situação do Norte e do Centro


Carla Soares, Artur Machado

Com um discurso empolgado e optimista, o reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos, tem apelado a uma união de forças, desde que tomou posse, em meados do ano passado. Objectivo?Criar uma dinâmica de região que tire o Norte do impasse em que vive. Tal, defende, só é possível se todos convergirem em torno de um mesmo líder e se quem está na região não fugir dela.

Cooperar em nome dos interesses do Norte e aceitar, com humildade, uma liderança política forte que promova uma verdadeira estratégia regional, sem ficar à espera de Lisboa. Este é o apelo de José Marques dos Santos que, no plano da administração, defende a regionalização sem recurso a referendo e considera que uma junta metropolitana não pode ser liderada por presidentes de Câmara. O reitor vai, assim, de encontro ao modelo proposto pelo Governo. Até lá, esqueçamos "este discurso de lamúria".

Jornal de Notícias | Tem assumido um discurso pró-região. Afinal, como chegou o Norte a este declínio? Como perdeu a sua força reivindicativa?

José Marques dos Santos | O que terá acontecido foi que o Norte não soube criar as condições para fixar emprego de grande qualidade nos vários sectores. Todo esse emprego foi para Lisboa, para outros locais ou para fora do país, o que significa que não conseguimos fixar pessoas de elevada qualidade, que contribuam para o progresso da região.

É uma culpa partilhada pela região e pelo Estado?

Claro que sim, é de toda a gente. Os empresários e os artistas vão todos para Lisboa. Às vezes, interrogo-me se estão à espera de algum deus que venha criar as condições na região. Cada um de nós tem de se sacrificar um pouco para criar as condições necessárias. Se quem é capaz e pode contribuir abalar daqui para fora, isto nunca crescerá. E seria interessante que os que daqui saíram, a diáspora da região, regressassem. Talvez seja ingenuidade? Se é, então desistimos, ficamos com um país macrocéfalo que tem apenas um grande centro em Lisboa e deixamos de nos queixar.

A atitude deve mudar?

Temos de ser nós próprios a resolver os problemas e não apontar os outros como causas. Temos de deixar este discurso de lamúria e ser mais positivos.

Os políticos também saem e esquecem a região?

Se calhar, também. Políticos, banqueiros, industriais e artistas... Todos desaparecem.

Não é preciso criar condições para que regressem?

Eles próprios também têm de regressar para criar condições. Se os mais capazes não contribuem, quem as criará? O poder central? O poder local delapidado dos seus melhores valores? Assim é difícil.

Tem insistido numa maior cooperação a todos os níveis.

Claro, é fundamental. Falemos de coopetição, o novo calão que associa competição e cooperação. As empresas e as instituições têm de saber competir e também cooperar naquilo onde apenas juntas conseguem criar massa crítica e valor acrescentado.

Por que é tão difícil essa cooperação?

Não sei. É intrínseco. Será por sermos demasiado individualistas ou divididos. Na freguesia onde moro, há três ou quatro clubes e cada um nasceu por cisão. Não há infra-estruturas desportivas na freguesia porque ninguém se entende. Cada um prefere ser o dono de uma coisa pequenina do que partilhar a capacidade de poder e liderança para algo melhor.

Cada um prefere mandar na quintinha em vez de se juntar em torno de uma quinta maior, como diz. Não há capacidade para aceitar com humildade uma liderança?

Obviamente. Não consigo perceber uma instituição ou uma região que vá para a frente sem uma liderança.

Por que falta liderança à região? É dividir para reinar?

Falta talvez uma estrutura política, uma região, algo que nos junte, que tenha poder interventivo e legitimidade para se impor. Se se construir uma equipa com cinco ou seis pessoas e não se nomear um líder, ela rapidamente se desmorona porque o primeiro que avançar é acusado pelos outros de querer protagonismo. Por isso ninguém faz nada, tem tudo receio de avançar.

Deve ter um líder ou mais?

Não acredito em lideranças duplas e triplas. Isso não conduz a bons resultados. E deve haver continuidade. O que acontece, quase sempre, é que quem está à frente dos órgãos está por tempos limitados. Quando as coisas estão a chegar a um ponto razoável, vão embora e volta tudo a zero.

Usando uma sua expressão, quando não há um maestro, cada um acaba por tocar para o seu lado?

E há muitos que tocam bem, mas não conseguem fazer tocar uma orquestra.

Quem poderia ser o maestro da região?

Tem de ser alguém com intervenção política forte. Um político. Alguém que esteja num órgão que seja depois reconhecido e aceite por todos. E que, pela sua capacidade, se imponha aos outros. Se for um medíocre não se impõe.

Há quem atribua esse papel à CCDRN, mas falta-lhe legitimidade democrática.

Pois, dizem que não tem legitimidade e não é eleita. Se calhar sou ingénuo politicamente, mas faz-me confusão, tendo nós uma certa organização administrativa, não ser possível ter uma capacidade de intervenção adequada e impor-se essa liderança. Isso dirá um pouco mal da democracia. Então estamos aqui todos não para construir algo mas cada um está no seu lugar para defender a sua dama. Cada líder local, numa universidade ou numa câmara, deve ter uma visão superior. Temos que pensar se estamos a contribuir para o progresso geral. Cada um tem que pensar para além de si próprio e, quer se queira quer não, tudo que é eleito preocupa-se consigo próprio na perspectiva de outra eleição.

Enquanto não há regionalização, a Junta Metropolitana do Porto pode fazer, parcialmente, esse papel?

Se calhar podia e devia. E penso que tem vindo a fazê-lo.

O que retira da polémica negociação em torno do metro?

Cada um defende só os seus interesses e preocupa-se pouco com interesses cruzados. O líder daquela estrutura devia ser alguém acima de cada entidade.

Concorda, então, com o regime proposto pelo Governo para as áreas metropolitanas, com um executivo sem presidentes de câmara?

Isso vem de encontro ao que estou a afirmar. Porque se for um dos presidentes de Câmara, é logo acusado de defender os seus interesses. É a tal independência que deve existir. Este país construíu-se muito à base da cunha, do pedido, com cada um a procurar resolver o seu problema, e sem saber se ao fazer esse pedido está a prejudicar um todo mais alargado. Se houvesse uma junta regional, ou algo do género, teria de ser alguém acima das câmaras.

Mostrou-se favorável à regionalização mas questionou a capacidade dos nortenhos de se entenderem para fazer tal reforma.

Esta é a minha visão.

A questão é mesmo de falta de liderança?

Penso que sim, por mais que me digam o contrário. A Madeira e o Algarve têm líderes, quer se goste ou não deles. E Lisboa tem o próprio Governo. O Norte e o Centro não têm e veja como estão. Falta capacidade de juntar as pessoas em torno de um projecto.

Não basta estar de mão estendida, é isso?

A liderança serve para definir estratégias que envolvam todos os agentes e pô-las em acção. Quando o dinheiro vem para a região, esta já poderia dizer "quero para isto e para aquilo". E não ter que estar a submeter projecto a projecto. Falamos já de uma estratégia da própria região.

Tal estratégia regional não tem que partir do Governo?

Penso que não é necessário. Se sabemos o que queremos e nos conseguimos entender, ninguém tem de decidir por nós. Claro que a estratégia da região tem de estar sempre em consonância com a do país.


Regiões sem referendo

Enquanto adepto da regionalização, defende um novo referendo?

Por natureza, sou contrário ao recurso à figura do referendo por tudo e por nada. Temos uma democracia participativa. Elegemos deputados para nos representarem e eles devem estar muito melhor informados. É verdade que, muitas vezes, estão sujeitos a disciplinas partidárias que influenciam as decisões. Tem que haver coragem dos partidos de se entenderem e encontrar uma solução constitucional.

Seria difícil, até pela resistência do líder do PSD?

Sim, mas houve tantas mudanças desde o último referendo. O presidente da Câmara do Porto, que não era regionalista, hoje defende a regionalização. Já tem a experiência que lhe permita ver as dificuldades.

5 comments:

RC said...

Concordo quase na íntegra com as respostas dadas na entrevista do Sr. Marques dos Santos.

Não concordo com a regionalização precisamente pelos motivos dados, não irá mudar nada. A mudança tem de ser operada antes para permitir que se aceite que uma organização possa administrar uma região. Contudo alguém, que não me recordo agora, no debate diz que só concordava com a divisão do país em três regiões: Norte, Centro e Sul. Penso que as coisas deverão ser assim.

Outros pontos que me fazem acreditar que com a actual geração (salvo os pontuais exemplos) de líderes do norte não tem visão cooperativa, nem com as próprias empresas, se não vejamos:
- onde moram os "fundos perdidos" que voaram da UE estes anos todos?
- o que é feito da modernização do parque industrial do Norte?
- o que é feito da formação qualificada no Norte?

Não os tenho visto, mas estudei em Felgueiras 5 anos e vi muito desemprego a morar ao lado de inúmeros Porshes e Ferraris e mansões de sonho... se calhar sei onde param os subsídios....

Depois não concordo nem aceito visões separatistas, eu sou português e o meu país vai de Valença a Vila Real de Sto. António, Açores e Madeira, agora cresceu até à Eslováquia, por isso não aceito que os portuenses (eu sou nascido e criado num dos bairros do Porto, com muito orgulho nas minhas raízes) se isolem, só por uma rivalidade com Lisboa sem fim. Autonomia e auto suficiência sim, separatismo não.

Aqui ao lado, os "nuestros hermanos" (esses com verdadeiros separatistas) trataram de ligar todas as regiões a Madrid sendo que se demora no máximo 3 horas a chegar de qualquer lado de Espanha a Madrid (segundo contas deles).

E nós continuamos a tentar rivalizar com Lisboa??? Tratemos de ser diferentes não melhores ou piores. Se Lisboa oferece A nós temos é de oferecer B, ser complementares não concorrentes.

Se calhar sou muito utopista, mas cada maluco com a sua manía.

_______________
Tenho dito

Liliana Lino said...

Oi!
Acho que o grande problema da regionalização é precisamente o facto das pessoas dizerem que é algo que vai separar o país.
Eu, sinceramente, não concordo.O país já sobrevive com rivalidades e invejas desde sempre e não acredito que a regionalização fosse a responsável por desrespeitos ou faltas de patriotismo, até porque isso já vai existindo.
A "divisão" do país em regiões (que deveriam ser realmente 3) só seria uma forma, talvez utópica, de melhor dividir os recursos,principalmente financeiros, do país.
Quando pensamos que os serviços, os bons cargos,... se encontram na zona de Lisboa, seráque isso já não é uma divisão do país?
Posso estar defacto demasiado crente na regionalização, mas acredito que ela possa ser não uma forma de dividir o país, mas talvez de o unificar, trabalhando todos para o desenvolvimento e progresso que todos desejamos, mas em todas as regiões,enão só na capital.

Fiquem bem!!!

Diana Oliveira said...

Não sei se a Regionalização é a solução ou não, mas é grave eu querer ir para fora do país e só arranjar voos com partida e chegada por Lisboa. Soube à pouco tempo, por exemplo, que o parque de estacionamento do aeroporto da Portela é mais barato do que no Francisco Sá Carneiro. Imaginem porquê ? Como o da Portela fica mais cheio, é mais uma justificação para o novo aeroporto. Quanto ao estacionamento do Francisco Sá Carneiro até é grande de mais, pudera...
Qualquer pessoa do país é obrigada pela A.N.A. a ir a Lisboa para apanhar um avião.
O separatismo que aqui têm falado não parte do Porto, mas sim de Lisboa. Só falta mesmo o TGV passar ao lado do Porto, ou ter uma estação sem ligação ao aeroporto. Morre o nosso aeroporto de vez, e morre mesmo o Norte. Vamos todos de malas e bagagens para Lisboa, é isso que eles querem, não é? O problema é que eu só gosto de Lisboa quando vejo a placa a dizer Norte.

Diana Oliveira said...

Não sei se a Regionalização é a solução ou não, mas é grave eu querer ir para fora do país e só arranjar voos com partida e chegada por Lisboa. Soube à pouco tempo, por exemplo, que o parque de estacionamento do aeroporto da Portela é mais barato do que no Francisco Sá Carneiro. Imaginem porquê ? Como o da Portela fica mais cheio, é mais uma justificação para o novo aeroporto. Quanto ao estacionamento do Francisco Sá Carneiro até é grande de mais, pudera...
Qualquer pessoa do país é obrigada pela A.N.A. a ir a Lisboa para apanhar um avião.
O separatismo que aqui têm falado não parte do Porto, mas sim de Lisboa. Só falta mesmo o TGV passar ao lado do Porto, ou ter uma estação sem ligação ao aeroporto. Morre o nosso aeroporto de vez, e morre mesmo o Norte. Vamos todos de malas e bagagens para Lisboa, é isso que eles querem, não é? O problema é que eu só gosto de Lisboa quando vejo a placa a dizer Norte.

Alexandre Sousa said...

A Diana está a trazer para a praça da cidade uma coisa que a generalidade do povo da aldeia não sente; no entanto, estas coisas nunca são gratuitas, nunca caem do céu, é só ouvir meia dúzia de iluminados – que até são bons a defender a sua (deles) estratégia – ouça-se o Fernando Pinto da TAP, ouça-se o Ministro da OTA, ouça-se este e aquele e o outro e todos quantos nunca estão calados.
A partir de Outubro, reforça-se o fluxo de passageiros entre a Portela e Pedras Rubras. De duas em duas horas, promete-se despejar povo seja em TAPs ou em Portugálias, entre a capital e a aldeia do Norte.
Então mas o Aeroporto de Portugal vai ficar onde? Em Benavente? No Cadaval?
Pró caso tanto faz!
Importante é que haja um aeroporto de Portugal.
Outra vez, com o emprego concentrado. Outra vez com as CRIL e as CREL concentradas. Engenharia eleitoral? Credo tarrenego Satanás!
Passa-vos pela mente superior quanta gente fica à volta do aeroporto de Portugal?
Bom… os 114 estudos já produzidos, nunca foram para menos de 6 milhões de tugas.
Oh! Diana, francamente, para que é que quer apanhar um avião para Bruxelas, sem ser a partir do aeroporto de Portugal? Cheira-me a parolice, cheira-me a parolice, cheira-me a parolice…