Wednesday, June 27, 2007

Prós e Contras

Estive ontém a ver na RTPN a repetição do debate Prós e Contras sujo tema era "A cidade do Porto e o Norte de Portugal". Foi com agrado que reparei, que também estava presente o nosso professor Carlos Magno, ao menos uma cara que eu já vi a menos de meio metro de distância...

E foi com alguma satisfação que comecei a aperceber-me que quase todos falavam de Inovação e ora como agora também já sou um "expert" na matéria ainda me interessou mais o assunto. Porém o teor da conversa em torno da Inovação não passou mesmo disso, de andar às voltas da palavra Inovação e criar frases chavões com a palavra. Apenas uma pessoa que agora não posso precisar quem foi, referiu como exemplo a cidade de Bilbao... e eu pensei para comigo mesmo: "Ora aqui está alguém que deve saber do que está a falar, ou então teve aulas com o Professor Alexandre Sousa", porém acho que ninguém deu muita importância a esse comentário.

Resumindo, depois de ver o programa e todos aqueles intelectuais que governam a minha (nossa) cidade e o Norte do país, fiquei com a séria convicção que o lema do Porto e do Norte do país é: "Á deriva...".

Depois ainda se falou de regionalização e quase todos concordaram que isso é apenas um meio para "forçar" a autonomia das regiões, coisa que eu julgo ser possível por outros meios.
E ainda se falou da cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza, mas só apenas ao Presidente da Câmara (e posso estar a ser injusto) é que ouvi falar de cooperação entre municípios do Norte do País. Ele refere que o Porto só pode inverter o rumo se parques industriais como o do Vale o Ave estiverem bem de saúde e que o Porto se recente dessa má gestão.

Deu para tirar umas conclusões engraçadas da actualidade.

4 comments:

Alexandre Sousa said...

Vou pelo lado levezinho, prometendo voltar aqui, mais logo.
Como dizem alguns betinhos da nossa praça: - Éh! Pá…não vi o programa, por isso não posso comentar.

& o Carlos Magno explicou porque vive em Lisboa 80% da semana?
& o Sérgio Godinho?
& o Rui Veloso?
& o Fernando Teixeira dos Santos?

Há um texto (também leve) do actual Reitor da U.P. que diz mais ou menos isto:
- Só contam os que cá estão, os que cá trabalham, os que contribuem para o PIB regional. Os outros, são muito bons, são melhores que nós, seguramente, mas a sua (deles) inteligência, está ao serviço de outras terras e outras gentes.

Como é que eu me ‘safo’ no meio destes galfarros?
- É que eu facturo cá dentro, os serviços que presto aos de fora.

RC said...

De todos os que falou, não me recordo que estivessem todos presentes e os que estiveram não os ouvi falar.

Mas, por outro lado ouvi o Reitor da UP a falar que estavam a inovar com as parcerias com a UA entre outras e eu pergunto-me, isso é que é inovar??? É que eu sempre idealizei que um sistema de ensino superior deveria ser cooperativo, não faz sentido as Universidades trabalharem sem ser em cooperação.

Estamos a inovar porque estamos a trabalhar junto das empresas?? Mas como?Inovação?Uma universidade deslocada do seu meio ambiente é que é mau. Ter uma universidade numa determinada localidade que não esteja enquadrada com o sector empresarial/serviços da sua área geográfica é que é mau.

Acho que não faría sentido ter a UTAD a dar cursos de biologia marítimia (mas isto sou eu a pensar) e diga-se de passagem que é minha ideia de que a UTAD está bastante bem enquadrada com o seu meio envolvente.

Continuo a achar que estavam lá no debate meia dúzia de pseudo-intelectuais a discutir os males da cidade e do norte do país e cada um tem a sua visão do que está mal e se calhar o mal é esse, não há uma visão global e concertada dos males e dos caminhos a seguir em conjunto.

_______________
Tenho dito

Liliana Lino said...

Oi!
Eu só vium pouco do programa, mas pareceu-me que continuamos sempre na mesma: muita discussão, muita teoria, mas nenhuma acção. São anos e anos a discutir, mas o trabalho que é bom fica sempre na gaveta.
Na realidade as "personalidades" que defendem a nossa cidade não passam de teóricos sem coragem para agir.
E, de facto, não se compreende que sejam tão portuenses e, na hora de trabalhar para crescer... rumo à capital!!!
Posso estar a ser injusta, mas parece-me muita hipocrisia!

Fiquem bem!!!

Miguel Barbot said...

Ó Ricardo...

Os lugares comuns não foram só na Inovação...

Ouvi o programa (no site da RTP) e até fiquei corado. Pela primeira vez tive vergonha e MEDO de viver no Porto.

Vou deixar uma posta com o link para um BLOG FUNDAMENTAL na página principal do Labinov.

1 abraço...