Monday, June 25, 2007

Pilotar o seu PC pelo pensamento? Brevemente...


Está decepcionado pelo software comandado por voz? Cansado de escrever no teclado? Os Engenheiros da empresa Hitachi têm a solução para os seus problemas: a ordem pelo pensamento! A relação cérebro-máquina que estes investigadores acabam de testar torna-se num primeiro passo nesse sentido. Este sistema é capaz de ler subtis diferenças da pressão nos vasos sanguíneos que alimentam o cérebro e traduzi-las em comandos electrónicos.

Esta magia funciona por topografia óptica do cérebro. O afluxo sanguíneo é seguido por tecnologia infravermelho. Um afluxo mais importante numa determinada área do cérebro significa uma actividade local mais forte, sendo assim gerado um pensamento nessa zona. O dispositivo é de longe preciso, e, felizmente incapaz de ler o detalhe das ideias. Podemos no entanto enviar facilmente ordens simples. Por exemplo, na instalação piloto da Hitachi, a excitação do cortex frontal, é traduzida e representada por uma série de dados a enviar a um comboio eléctrico. Synopsis, mas visionário.

in Mbit News

Caco says: "Ui, ui!!!!! Era tão bom!!!!!!!!!! Poupava meses de trabalho!

3 comments:

rualbran said...

acredito nas enormes potencialidades sub utilizadas do cérebro humano!A transmissão de pensamentos pode funcionar como um comando remoto!...

juanitarebelo said...

Com capacidades do cerebro que a amior parte de nós nao usa, há quem consiga mexer objectos sem lhes tocar, e eu vi, sem fios, ou aldrabices!!!

Inclusivamente o fenomeno da telepatia estava a ser estudado na universidade do minho c recurso à tecnologia à uns anos atrás, n sei como ficou!

Mas acredito a 100% aliás está provado que se usassemos determinadas ptencialidades do érebro a 100% poderiamos voar!

È estranho, mas de algo tao minucioso e pefeito, n m admiro d nada:)

Paulo César Martins said...

Ora, a minha teoria é esta:

1. Nós estamos apenas agora a finalizar a parte exploratória do que está à nossa volta. Quase 100% do território físico da terra está já descoberto e a parte marítima tem tido um impulso forte nos últimos anos, portanto é uma questão de tempo até termos sonares, satélites (e outros que tais) potentes o suficente para rastrear o fundo do mar desde o espaço e concluir a exploração da Terra a 100%...

2. Da mesma forma, começamos a despertar para as doenças do nosso planeta (em que o Homem é o maior virus) e começamos a fazer alguma coisa no sentido antípoda da nossa auto-destruição... afinal, ainda só há esta Terra!

3. Da forma como a educação evolui (Tuga não é exemplo), os putos aos 3 anos já sabem escrever e ler algumas palavras (o meu sobrinho, com 3 anos, já dá uns toques de inglês e tudo, além de já contar até 10 e saber que 2 é mais que 1). É apenas uma questão de (pouco) tempo até termos cérebros mais desenvolvidos que os nossos, e vermos a malta a ir prás universidades com 15 anos (ou menos)... o 12ºano vai ser a escola primária!!

4. Based on this passamos a ter um novo tipo de designação em que o Homo Sapiens Sapiens fica a ser uma coisa do passado... e aí poderemos finalmente desenvolver as capacidades do nosso cérebro (há quem diga que só usamos uma ínfima parte da capacidade cerebral que temos).

4. Last but not least com aulas destas, ainda custa a crer que o mundo não é perfeito!!

:)