Saturday, June 30, 2007

Prós e Contras II

O blogger às vezes passa-se... enviei esta mensagem hoje e apareceu como sendo do dia 20, ou seja, junto das mais antigas.

Aqui vai de novo:

Num comentário a esta posta do amigo Caldas disse que, após ouvir o programa através do site da RTP, fiquei pela primeira vez com vergonha e MEDO de viver no Porto. De facto, o vazio apoderou-se da cidade e das suas instituições, que parece estarem limitadas a uma gestão corrente à espera de uma falência eminente ou duma OPA dum berardo qualquer....

O blog norteamos fez um "directo" fantástico do evento que deve ser lido post a post.... Este blog (http://norteamos.blogspot.com/), é uma coisa recente e escrito por gente que emerge neste momento e pode vir a fazer a diferença no futuro, para o bem da região. Este blog é fundamental.

Aproveito também, para deixar um outro link, para o verdadeiro serviço público do Tiago Azevedo Fernandes, que há quase 4 anos gere o Baixa do Porto , um blog - fórum, aberto a todos, que fundamentalmente serve para discutir o que se passa no Norte e que vai fazendo agenda No caso da famosa linha da Boavista em 2004, este blog fez algo pioneiro no Porto, tendo servido de ponto de pressão absolutamente vital para existir debate público (ver arquivo - lá há lições de cidadania). Este blog é alimentado por cidadãos até há pouco tempo anónimos, que assumem o papel de leitor / autor, e que não param de crescer em número.

De vez em quando, vão também escrevendo pessoas ilustres cá do Burgo, sempre numa perspectiva construtiva, como o Prof. Rio Fernandes (Geografia - UP), o Rui Moreira (o único que se safou mais ou menos no debate ou o vereador do urbanismo da CMP (normalmente a responder a questões / provocações levantadas), o arq. Burmester, o arq. Pulido Valente, entre outros...

Este blog é muitas vez porta de entrada para outros blogs relacionados, que fazem entradas duplas em ambos os blogs quando o assunto é de interesse comum (norteamos, dolo eventual, entre outros). No Baixa é também normal haver um cliping diário das notícias mais importantes para a região. Para participarem não necessitam de registo. Basta mandarem um email para o endereço que lá está.

PS - 1 abraço a todos... o ponto de encontro passa a ser aqui, uma vez que já não tenho mais aulas e claro, no jantar que alguém vai organizar (espero).

1 comment:

Alexandre Sousa said...

Quem não se sente não é filho de boa gente. Talvez por isso, mesmo deixando o meu pai e minha mão em paz e sossego, eu tenho de bater palmas à ideia do Miguel de apontar uns links para gente que fala do Norte na blogosfera.
Obvio, não está fácil.
Mas, alguma vez foi fácil?
Tenho na minha estante do lado esquerdo da sala grande, alguns livros em muito mau estado, que falam do Porto ou sobre o Porto. Que me perdoem os de Bragança, Braga, Viana, Vila Real e sobretudo os das Terras de Santa Maria.
E que dizem esses livros?
Falam dos burgueses do Porto, antes mesmo da Burguesia fazer parte das Teorias, Economias e outras filosofias.
E que faziam esses burgueses?
Avançavam com ideias, práticas e coisas feitas. Nunca perguntaram ao Rei se podiam ou não fazer; até porque Rei e Gente Fidalga não podiam pernoitar na Cidade.
A maioria dos nomes sonantes nas Terras do Norte, primeiro, pergunta aos nortenhos de Lisboa se acham bem; depois pergunta se podem; em seguida se querem entrar; mais adiante, questionam nomes para dirigir e toda esta farsa culmina mais tarde ou mais cedo por transladar a sede do evento ou da iniciativa para junto do Cais das Colunas.
Palavras para quê?
Recentemente, a Comissão Europeia designou Badajoz para centro de decisão do Programa Transfronteiriço Portugal-Espanha. Consta-se nos mentideros que esta decisão teria sido influenciada pelo Governo Português.
Sabem quem protestou veementemente contra este facto consumado? Sabem?
O Governo Regional da Galiza.
Palavras para quê?
São artistas da nossa praça!