Tuesday, June 12, 2007

A virtualidade, é inovadora?

Andava aqui a ler os posts passados e fui colocar o meu comment nos "post-its". Apesar de achar o conceito inovador, apercebi-me de uma falha. A NÃO virtualidade da coisa...

Estou-me a referir apenas ao conceito de utilização de post its, desenvolvimento de ideias, interacção em projectos, etc...

Ou seja, é tudo muito giro e tal mas só tem uso num escritório físico ou já há algum site que dê para fazer esse tipo de "esquemas organizacionais"? Se há, avisem que posso vir a precisar. Se não, podemos começar a pensar em criar uma coisa dessas.

A minha ideia surge porque, onde trabalho, nunca poderei ter esse tipo de interacção com colegas de trabalho na construção e desenvolvimento de projectos. Trabalho para uma empresa espanhola, com sucursal num escritório virtual em Aveiro e os "funcionários", bom... Dois na Corunha, um na Trofa, eu no Porto, 2 em Aveiro, um na Marinha Grande e outro em Portimão...

Todo o nosso trabalho e feito por meios virtuais, internet, skypes, msn, fileshares, etc... Em 6 meses de trabalho, não vi uma folha de papel...

Não será que este conceito começa a deitar por terra alguns conceitos empresariais, tornado-os obsoletos?

4 comments:

Alexandre Sousa said...

Foi um bom regresso... este do CACO voltar aqui ao nosso tasco.

Eu, com calo no rabo e um pouco mais à volta deste, desconfio sempre «muito» de grandes tiradas do tipo:
- Vamos eliminar o petróleo da nossa economia (?!)
- Vamos acabar com o papel (?!)
- Vamos acabar com a prostituição... (?!)
- Vamos moralizar a política... (?!)

Os cem ou mil biliões de neurónios estão programados para reagir a determinados estímulos. Esta história da visualização não é um boneco fácil de mudar.

Eu coloco 10 metros quadrados de melamina com uma série de post-it, alguns até em formato A4 e uma boa parte do meu povo, que nem reage nas reuniões do focus group, é capaz de estar meia hora a ruminar o processo desenhado na parede.
Como somos muito maus, até colocamos umas Sony penduradas na porta do lado, para espreitar este tipo de cenas.

Desmaterializar processos não é trabalho para santos é mesmo só para pecadores.

RC said...

Podes desmaterializar os Post-it,
contudo concordo com o professor. A produtividade alcançada num focus group presencial é muitíssimo maior do que uma virtual, por vários motivos:
-nem toda a gente sabe utilizar a rede virtual nesse sentido;

-nem toda a gente se dá ao trabalho de aprender utilizar a rede virtual nesse sentido;

- a concentração não é a mesma;

- o esforço para acompanhar quem está a lançar ideias não é o mesmo;

- etc.

E por fim acho que há qualquer coisa de electromagnético que passa dos neurónio de uma pessoa para outra que a estimula a pensar também (isto já sou eu a especular).

_________________
Tenho dito

juanitarebelo said...

Mas lá está, é algo que podes sempre experimetar e criar:)

Naturalmente que não se aplica a todos os tipos de meios, contextos e a sua utilização tem um determinada papel e impacto num certo cntexto mas.... não havendo essa possibilidade há que inovar, e porqu enão experimentar criar algo assim?

Never now:)

Ana Guida said...

Na verdade, por vezes "abusamos" dos recursos ao nosso dispor. julgo que é um bocado o que se passa com a internet. é facil, está ali à mão e claro que em determinadas alturas pode fazer muito jeito, mas será que isso substitui o trabalho em equipa? a coesão do grupo? a entreajuda?...na minha opiniao a resposta é um redondo NÃO!