Monday, June 11, 2007

Plano Tecnológico de Navarra: «Abençoada DIANA!»

ESTE foi o comentário publicado pela nossa colega Diana Oliveira ao post intitulado:

«Plano Tecnológico de Navarra»:

É só para lembrar os mais desatentos que Portugal também tem um Plano Tecnológico, não é só Navarra(...)Navarra fica onde?! Não é que eu seja muito nacionalista...(Ok coloquei a bandeira de Portugal no Euro 2004)mas nós também fazemos destas coisa por cá, até pertencemos à CE. Temos que discutir sobre o que é nosso...
Caro Professor a aula de amanhã tem que ser dada em castelhano...

Para mais informações sobre o PT de Portugal:
http://www.planotecnologico.pt/pt/planotecnologico/perguntas-frequentes/lista.aspx

Abençoada DIANA!

É que a nossa colega e amiga, dá uma fenomenal deixa para explicar porque é que não temos nenhum Plano Tecnológico; o que nós temos é um conjunto de "Power Points" a enunciar medidas avulso sobre iniciativas de cariz tecnológico.

Quem o diz, não é o modesto tecnólogo Alexandre Sousa, é o distinto Prof. Augusto Mateus, ex-Ministro da Economia e actual relator governamental do projecto OTA..


http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1263366&idCanal=63

Augusto Mateus: "O plano tecnológico não existe, é um powerpoint" 07.07.2006 - 11h09
Augusto Mateus, antigo ministro da Economia do Governo de António Guterres, defende hoje, numa entrevista ao "Semanário Económico", que "o plano tecnológico não existe, é um powerpoint".
"A ideia que a tecnologia é o coração é errada", sublinha o economista e professor no ISEG"O coração é conhecimento e inovação", destaca o antigo governante, acrescentando que "o"único plano tecnológico que Portugal teve até hoje foi o PEDIP, em que as empresas tiveram incentivos para se modernizarem tecnologicamente".No seu entender, Portugal não deve continuar "a inventar" actividades ligadas às novas tecnologias e deve, pelo contrário, olhar para os sectores onde já tem vantagens.

6 comments:

RC said...

Confesso que todo este rol de informação deste último post me deixou um pouco confuso. Mas pelo que conclui é essa a ideia do PT português, deixar todos confusos. Existe para uns e para outros não passa de de um PPT. Torna-se evidente que continuaremos a viver num país de faz de conta, onde nunca há alternativas a projectos megalómanos, nunca há actos que sustentem as palavras e nunca há planos que sustentem aquilo que se vai fazendo. Dá toda uma sensação que as coisas que suspostamente são planeadas na realidade não são e que se movem ao sabor do loby que estiver em promoção.
E-mail para aqui e e-mail para ali já me começa a parecer um processo de inovação incremental. Isto é, um processo semelhante ao de troca de cartas do passado sendo que se inovou no canal de comunicação.
...Afinal temos inovação em Portugal...

______________
Tenho dito.

Pedro Rodrigues said...

Tenho de concordar com o Ricardo relativamente à enorme confusão deste ultimo post. No entanto, o importante é realçar que parece-me não existir plano tecnológico para Portugal. O que existe são um conjunto de "entendidos" que acham que por fazerem um ppt a apresentar meia duzia de ideias estão a inovar. E tal como o professor disse, se a UE está atrasada face aos Estados Unidos, e Portugal está face à UE, então temos todos de arrepiar caminho e passar da teoria à prática e deixarmo-nos de show off para ganhar eleições.
Vamos todos contribuir com inovações incrementais nas nossas organizações.

Olinda Maia said...

olá
O famoso CHOQUE tecnológico cumpre os seus objectivos, a cada dia que passa o choque aumenta.

Olinda Maia

RC said...

Realmente, depois de comparar os Planos Tecnológicos português e o de Navarra, sou obrigado a concluir que num documento bem mais pequeno, o PT(nvr) consegue ser bem mais consistente, coerente e acima de tudo objectivo (que é o que me parece que o português não tem).

Dá-me a sensação que não foram definidos no caso do PT(prt) objectivos específicos mas sim algumas metas a atingir, sem que com isso as acções definidas para o PT(prt) tenham necessariamente que ser complementares.

Definição de plano: projecto que inclui uma série ordenada de operações e de meios destinado a atingir um fim.

Ora eu posso estar enganado e não ter visto bem, mas não encontrei no PT(prt)um objectivo definido(um fim).

______________
Tenho dito.

Miguel Taborda said...

Ora nem mais! O Sr. Prof. Augusto Mateus diz muito bem. O PEDIP foi de facto o único esforço, sério, para modernizar e fomentar a inovação no sector industrial Portugal. Agora pergunto-vos eu caros colegas: quem foi o "homem do PEDIP"? Que faz ele em prol da Inovação hoje em dia?
Concordo contigo, Ricardo. Afinal temos Inovação em Portugal.

Alexandre Sousa said...

Os POSTS & MAILS da confusão, serviam para dar a entender que no nosso Plano Tecnológico 'metemos' o que queremos! Tem é que ser bem explicado.
Tás a ver???