Friday, June 15, 2007

BALANÇOS? Não, obrigado!

Deixo os balanços para a M.ª Olinda, para a Irene, para a Ana (?!), para o Caco (?!), assim que me lembre…

A pergunta seguinte é sempre a mesma: - Que há para fazer?

Quando se começa a responder, os post-it saltam para a parede e com eles desata-se um novelo de inquietações, a última das quais será sempre a pior de todas: - Será que eu posso?

Uma boa alternativa também pode ser a de caminhar na perpendicular ao bem amado edifício Heliântia e ir beber uma Abadia, ou uma Bohemia, ou uma Preta ou uma Branca, até ao Bar dos Invejosos. Chamo-lhe assim, porque um lá passa as tardes sonhando estar na sala de aula; outro tem de estar na sala e almeja sentar-se no Bar, e por aí…por aí fora

Obviamente, a nossa meia dúzia de horas de convívio, não foi outra coisa senão isso. Para mim é um gozo estar na sala de aula e poder representar o papel de um actor que conhece razoavelmente o seu papel. Gosta de William Shakespeare? I beg your pardon???

Pois é, mas eu gosto dos trabalhos de Michael Porter. Não está na moda? Está, está! Temos é que explicar meia dúzia de simplicidades, seja ao Filipe La Feria, seja ao Manelzinho da Economia.

Assim, nas voltas do texto, conversando em espiral, veio-me à memória uma frase do Xico Buarque: - Foi bonita a festa, pá!

Continuamos?

- Sim!

Claro que podemos continuar. Para já, percebemos todos que, mesmo adeptos de seitas e religiões diferentes, temos de ter juízo, no mínimo dar aos outros uma imagem de que efectivamente, temos juízo. Não vale tudo nesta história da competitividade? Pois não, não vale, estamos de acordo. Mas, temos de saber as linhas com que a competitividade se cose (ou será coze?).

Chegados aqui, fica a pairar no ar, um sopro para que a disciplina se passe a chamar COMPETITIVIDADE & INOVAÇÃO, com algum esforço e coragem, cortávamos a inovação e ficávamos só com a competitividade…; não, não pode ser. Remar contra a corrente é coragem, mas também é estultícia.

Vimos ontem, em breves instantes, que a competitividade abarca três grupos de factores que merecem (exigem) estudo e conhecimento:

- Grupo dos requisitos básicos (instituições, infraestruturas, macroeconomia, saúde e educação básica);

- Grupo dos dinamizadores da eficiência (educação superior, eficiência do mercado, prontidão tecnológica);

- Grupo dos dinamizadores da inovação (inovação, sofisticação do negócio).

Passemos em revista, reflectida, o último grupo de slides bonitos (diz a Ivone…) que o Bispo Porter nos passou, sobre o que mexe na economia norte-americana. Mesmo que não estejamos apaixonados por George ou Condolezza.

Beijinhos & abraços.

Mantemo-nos por aqui? Até que a voz nos doa?

1 comment:

juanitarebelo said...

Boa noite,

Devo dizer que adorei a forma de funcionar nesta disciplina, e sem dúvda que de todas, esta foi à qual dediquei mais tempo, e o melhor de tudo é qe foi sem me aperceber e com gosto.

Muito obrigada por esta GRANDE inovação pedagógica;)

Devo confessar que apesar de ter noção de que a posição do nosso país não era de todo a mais confortável, e de que há tanto para fazer, deparo-me com vontade de fazer tudo e mas alguma coisa, de gritar aos professores q devem almentar um espirito critico nos alunos, ao ministerio da educação que tods os cursos universitários deviam ter uma discplina de empreendedorismo ou inovação, de BERRAR até me falhar a voz à segurança social que o alimentar os coitadinhos com 100 euros por mês não os ensina a "fazer pela vida" mas a continuar a viver e exigr que lhes paguem para estar em casa, não lhes dando minimas ferramentas para sair do buraco que os ajudaram a cavar (subsídio-dependencia).

E muito mais, mas para ser franca nem sei por onde começar e fico com pena de esta disciplina ter despertado em mim a vontade de mudar o mundo e depois ter de lidar com a frustração de ter de me confinar a meia dúzia de sugestões ou reclamações que não tendo um lobbie forte ou alguem conhecido ou um posto num lugar de destaque, me remetem.

Fica pelo menos o debafo, e a certeza de que não ficando parada, sozinha posso fazer muito pouco, mas, espero que pelo caminho encontrar mais como eu:)
Joana Rebelo