Monday, July 30, 2007

Comunicação técnica: Arte – Ciência – Prática – tudo isso & mais, mais, mais…


Quando se colocou o grupo de alunos de I&C perante a evidência de ter no calendário a realização de uma comunicação técnica, foi proposto um plano de trabalho muito simples: Análise de um modelo de inovação com um minúsculo requisito «A única exigência prévia é a de que o trabalho seja antecedido de um pequeno plano que explica a sua estratégia de análise.»

Vamos ignorar o facto da mensagem não ter sido compreendida por 100% do grupo.

Concentremo-nos nos restantes 80% dos chamados «candidatos aceites». 10% dos trabalhos cumpriam os requisitos técnicos e distinguiram-se dos concorrentes porque as estratégias de análise eram inconfundíveis com as restantes 70% das comunicações que pouca ou nenhuma estratégia de análise continham e, aquelas cujas primeiras linhas cheirava a estratégia, esqueceram-se quase em seguida das promessas feitas.

Profissionalmente encontro-me ‘engolido’ por um projecto cheio de pessoas culturalmente distintas, provenientes de diferentes regiões ibéricas onde as práticas governativas são substancialmente diversas; cada uma destas pessoas (quase todas, que nisto de trabalhar nunca se verifica unanimidade) tenta mostrar uma imagem de profissional competente e dedicado, por isso me vejo obrigado a fazer um ‘refresh’ puro e duro, sobre os «meus requisitos» para a área de comunicação técnica. Esse ‘refresh’ vai ser distribuído e «mastigado» com alguma suavidade mas sobretudo com muito controlo.

Nota: o controlo implica sempre ‘feedback’.

Primeiro e antes de mais, o que já foi conhecido como departamento da documentação está submetido a uma mudança dramática. Aqueles que se chamavam autores são agora denominados: “comunicadores técnicos”, dando origem a uma profissão inteiramente nova. Aquilo que nós designávamos por Papers originais impressos bem como os manuais dos projectos têm vindo a ser substituídos por publicações disponíveis em formato electrónico que incorporam cada vez mais processos multi-media interactivos. Numa perspectiva do negócio, este novo nicho profissional está a ser rapidamente «apertado», uma vez que os clientes – públicos a quem se destinam as comunicações – vão exigindo uma mensagem mais concisa sobre o modo de “produzir, prestar serviços de manutenção, como manter e usar os produtos que crescem em complexidade” tudo isto em sentido figurado, claro.

Os cientistas (em princípio) são excelentes investigadores; criar conhecimento é o seu forte. Mas apresentar esse conhecimento ao público é algo mais do que aquilo para que foram treinados. É aqui que os cientistas e afins estão a tropeçar na tentativa de criar redes integradas no seio da nossa sociedade hiper sobrecarregada-de-informação; mesmo no que se refere à informação científica, ela própria está demasiado enviesada, quase sempre concentrada em debates de perfil muito elevado. Os cientistas possuem um modo muito próprio de comunicar com o resto da comunidade, inundando as pessoas com factos; mas este ‘dumping’ dos dados, a maior parte das vezes, não funciona. As pessoas mais comuns vão estruturando as suas mentes à medida que vão estudando os factores de maneira subtil e muito menos lógica (racional) do que esperaríamos. Também eles, ou sobretudo eles, vão ter que refrescar ideias, métodos e técnicas de comunicação.

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