Wednesday, August 1, 2007

Começar de novo. E a Escola ajuda?


Durante os últimos anos em que trabalhei na FEP tive oportunidade de dar alguma ajuda na procura de colocação para os estagiários do curso de Gestão. Mais tarde, voltei a vestir essa camisola, na U.A., com os meus alunos de Engenharia & Gestão Industrial.
Posso ser vaidoso e falar alto, dizendo que sei do que estou a falar.
O que é o currículo de um jovem recém-graduado?
É meia página A4, com nome, morada, telemóvel e endereço de e-mail.
É difícil ao recrutador de pessoal perguntar ao jovem candidato o que este sabe fazer; é super constrangedor para o candidato fazer de conta que é uma pessoa capacitada para exercer a função em disputa.
A Escola raramente (nunca) se preocupa com este lado a que podemos chamar ‘fim-de-linha’; os administradores da Escola vão dizer que não é verdade. Existe em qualquer Escola, um professor ou técnico especializado que se responsabiliza pelos pedidos de estágio, eventualmente até são seguidos procedimentos e normas que fazem inveja a qualquer entidade certificada pela ISO 9000:2000. Tudo isto é muito bonito e fará as delícias de qualquer Director na hora de mostrar ao Conselho Geral que o seu departamento ou faculdade está organizado nos trinques. Mas, num lado se põe o ramo e noutro se bebe o vinho!
O Diário Económico, ontem, apontava para um caso ‘sui generis’ mas que faz pensar.
http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/edicion_impresa/economia/pt/desarrollo/1022227.html
Todos os que andam nestas guerras percebem que a suprema batalha que se aproxima é a da empregabilidade dos indivíduos que se prepararam mediante a obtenção de uma graduação e outros ainda, que pugnaram por uma pós-graduação. Que redes sociais tem vindo a ser criadas pelas Escolas no sentido de olear a colocação dos seus ex-alunos? Isto é dito não de um modo informal, como quem toma um café ou desliga o telefone. Que contactos activos, regulares, intensivos, extensivos, chatos, pegajosos, se mantêm entre os chamados directores do serviço de carreiras e os RHs das grandes empresas, os sites emprego online, a base de dados dos currículos dos ex-alunos?
Sabe-se que por via de outros interesses e de outros colinhos, esta matéria é deixada ao arbítrio das Associações dos ex-alunos, na nossa opinião: Mal!
Que empregos são normalmente oferecidos a quem termina um MBA numa Escola X?
Onde podem os estudantes procurar informação sobre o que há de novo em matéria de emprego?
Claro, claro que as chamadas práticas de um pseudo liberalismo cuja resposta mais comum é atirar os cristãos às feras nas arenas de Roma, remetem hipocritamente, para frases feitas do tipo: - Eh! Pá, eles que aprendam a nadar. Também fui atirado à piscina quando tinha seis meses de idade.
Tretas! Estas tretas escondem uma ignorância e uma incapacidade em planear o emprego. Nesta área, como em tantas outras, Europeus e Norte-Americanos diferem como a água do vinho. Entretanto, vão sendo conhecidos bons exemplos e boas práticas, infelizmente nem todas passíveis de imitação (a primeira inovação é tantas vezes uma imitação…), como aquela história dinamarquesa da flexiSEGURANÇA que os pobres se puseram a propagandear da noite para o dia enquanto não faziam contas à vida. Outros exemplos menos conhecidos, porque envolvem mais planeamento a prazo e menos foguetório, são trabalhos em curso na Irlanda e em regiões pobres da Grã-Bretanha, como é o caso da Escócia e do País de Gales. Saber e actualizar o conhecimento sobre necessidades de emprego é óbvio e elementar, como diria Sherlock Holmes. Perceber as tendências do novo emprego em termos de características, competências necessárias e exigidas, adaptabilidade dos cursos aos novos empregos, que fazer para encaixar as aptidões e habilidades dos novos graduados no puzzle do emprego, novas empresas que emergem, sectores de actividade económica que vão deslizando para novas orientações, mesmo que se diga que a Terra está parada e que o Sol gira à nossa volta.
O chamado emprego na Europa do Social: quem se tem preocupado com este fantástico empregador?
O exemplo citado acima pelo Diário Económico, e que nada tem a ver com os cursos da U.M. ou da U.A. que formam fundamentalmente burocratas para dirigir hipotéticos cargos da administração pública, é um caso prático que merece estudo aprofundado.

O primeiro grande trabalho de Peter Drucker foi seguir os passos diários de Alfred Sloan na administração da General Motors. Foi aí que ele aprendeu uma nova profissão e lucubrou a rede de ideias, métodos e técnicas que confluíram numa coisa a que chamou Management.

Imaginem que pequenos grupos de alunos, dois no máximo três, se envolviam durante o seu curso, no estudo de um problema prático afecto aos seus interesses e isso no seio de uma das grandes empresas nacionais. Confrontemos o próximo orador de um daqueles chatíssimos seminários, por acaso administrador de uma dessas empresas, com o conhecimento real que os alunos adquiriram quando passearam as xanatas pelo chão da mesmíssima empresa. Será que ambos os conhecimentos coincidiam? Surpresas?

1 comment:

RC said...

Realidade pura e dura do Ensino Superior em Portugal. Interessa formar (se bem que só há muito pouco tempo se "sente" que a qualidade terá de ter um peso enorme no ensino).
E depois há um método que nas faculdades nos querem fazer querer que é errado, mas que no final é o único que nos aconselham... "O Desenrascar".

Da minha experiência do meu tempo de associativismo estudantil, sobressai-me a ideia que essas associações realizam as tarefas das escolas no que ao acompanhamento do Finalista diz respeito, não porque as Escolas/Universidades as "convidem" a realizar mas sim porque sentem que elas não tem vontade de o fazer. E assim preferem ser elas próprias a assumir um papel que um também afectará as pessoas que estão nessas equipas associativas.

Ainda hoje (de ano a ano) recebo um e-mail da Escola onde tirei a Licenciatura a perguntar-me o que é que eu fazia e onde trabalhava. Já nem lhes respondo.

Certamente estarão à espera que um de nós se torne numa pessoa conhecida e aí sim oferecem-nos tudo e mais alguma coisa.

É triste, mas nem alunos, nem professores, falando na generalidade, dão a importância a este assunto.

Não adequam os temas dos cursos ao que o mercado precisa, muito menos preparam os alunos para o que poderão enfrentar. Existirão excepções, mas fico à espera para vê-las.

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Tenho dito.