Tuesday, August 21, 2007

A inovação de quando em quando prega-nos partidas



Canada Bread Company acquires La Fornaia
20th August 2007
Canada Bread Company has acquired UK-based craft bakery La Fornaia for 27,5 million €.
Richard Lan, president and CEO of Canada Bread, said: "La Fornaia has a long-standing excellent reputation for producing hand-crafted bread products, using traditional methods and the finest ingredients, supported by a highly skilled workforce and strong innovation capabilities. This acquisition will significantly expand our presence in the high-end artisan bread market and broadens the portfolio of products we can supply to our customers."
Canada Bread Company is 88% owned by Maple Leaf Foods. The La Fornaia acquisition increases Maple Leaf Bakery UK's network of production facilities to seven and further solidifies its position in the UK.

Pão mais ou menos alentejano
A feitura do pão alentejano não é do domínio dos deuses, nada disso. Apenas temos que ter em atenção que o seu fabrico requer reunidos alguns pormenores indissociáveis do genuíno. Originalmente as farinhas tinham uma moagem mais grosseira e, em boa verdade, eram uma mistura de trigos rijo e mole. A cozedura era feita em forno aquecido a lenha – até a qualidade das lenhas não era ignorada. O fermento (isco) também tinha o seu rigor – era consecutivamente deixado de massa para massa. Por fim a sabedoria das mãos que dançavam o ritual da amassadura. O sapiente e destro movimento de amassar, o momento certo de borrifar a massa com água, a leitura rigorosa do ponto de levedura e o tender e esculpir do pão.
Mas que a tentativa seja, neste caso, a mãe do engenho. Com mais ou menos rigor, que se amasse, coza e comungue o saboroso pão.
Nas andanças por outros que não o meu território das Terras de Basto, sempre na minha casa se fez pão.

2,5 kg de farinha
50 gr de sal grosso
125 gr de fermento de massa (adquira numa padaria)
1,5 l de água

Põe-se a farinha num alguidar suficientemente grande. Abre-se no centro da farinha um buraco, onde se deitam 2 l de água morna com o sal. Mistura-se bem o fermento na água. Mexe-se a farinha até que esta ensope totalmente a água. À medida que se amassa, sempre que a massa borbulhar, borrifa-se com água tépida. Deixa-se a massa em descanso a levedar, cobrindo o alguidar com um pano. Quando estiver levedado (tiver crescido) 2 a 3 cm no alguidar, estendem-se os pães – divide-se esta massa por 3 pães. Cozem-se em forno bem quente durante, mais ou menos, 1 hora.

No comments: