Saturday, July 21, 2007

Tecnologias Web 2.0


As tecnologias Web 2.0 andam por aí e nós, Europeus, a fazer de conta que também mexemos naquelas coisas. Serenamente, não há que ter complexo de maior, se as nossas vendas do último hit do Harry Potter não estiverem nos primeiros lugares da lista dos 10 mais. A hora é de distribuir portáteis, mesmo que depois cheguemos à conclusão que as impressoras da Escola EB23JK não possuem tinteiros ink jet ou que a laser HP da Secretaria não tem toner.

Porque a minha primeira Universidade foi a Barbearia do Sobral e o meu primeiro compêndio se chamou Jornal de Notícias, cedo me vi à estrada e com arreganhos de chegar a horas, se possível ao abrir da porta.

Vem este arrazoado a propósito da expansão que as WIKIS têm nos ‘media’ norte-americanos, passo um: porque aquilo que mexe é o que está a dar; passo dois: porque a cultura daquela gente é mesmo assim – guerras à parte – e o dólar tem sempre muita força.

Fiz a minha primeira incursão no território Wiki já lá vão seguramente 9 meses. Nisso a U.A. é de orgulho e enlevo; foi só dizer ao técnico do CEMED e passada uma semana já tinha um espaço Wiki criado para os meus alunos.

Depois começaram os mas; muitos mas;

Primeiro: - o aluno tem que ter curiosidade, interesse, espírito inquieto, deve fazer parte de uma minoria;

Segundo: - o aluno tem que se preparar tanto ou mais que o professor; em rigor deveria ter aquele diabo no corpo de que fala o Abrunhosa;

Terceiro: - o aluno tem que ser persistente, inventivo, criador, surpreendente.

Embora, a literatura convencional empurre a primeira definição e entendimento sobre o que é uma Wiki para o campo das enciclopédias, eu tenho ‘apertado uns parafusos’ noutras zonas do conhecimento em que me sinto mais à vontade. Refiro por exemplo, a aprendizagem que tenho feito como membro de uma Wiki da HP sobre Compras e mais recentemente, em torno de uma outra experiência orientada para a Gestão de Projectos.


Uma nova linha de trabalho começa a surgir, um pouco na onda do que os meus amigos e amigas fizeram (ou viram fazer) na disciplina do JPP.

Vejam lá se isto vos diz alguma coisa…

http://www.eu.socialtext.net/cases2/index.cgi?angel_com_microstrategy_case_study

Quereis continuar???

No comments: