Saturday, July 28, 2007

Inovação – FutMem02




A inovação é primeiro de tudo uma prática – ou melhor – talvez seja uma mistura de diversas práticas. São inúmeros, os locais ditos de inovação, onde é notória a preocupação com tais práticas. Há uma fronteira esbatida, não muito clara entre a inovação e a criatividade, outra entre a inovação e a gestão da tecnologia, ainda uma terceira entre a inovação e o empreendedorismo. Além disso, os locais ou regiões de inovação aparecem (a maior parte das vezes), completamente dentro do contexto da política de investigação ou da política da ciência. Assim, estas fronteiras nebulosas reflectem-se em qualquer enviesamento que sejamos tentados a querer fazer, como a nossa base é Europeia fechamos muitas vezes as ligações, particularmente, à comunidade de I&D norte-americana. Há um grande número de centros de I&D que são muito bons – bem criados e bem estabelecidos –, mesmo famosos, que nós não sentimos necessário divulgar detalhes das suas vastíssimas actividades, ficando a maior parte das vezes, confinados a este ou aquele apontador, porque ali temos um amigo ou porque nos sentimos mais confortáveis com aquelas pessoas, mesmo sabendo que são comunidades menos prestigiadas na cena internacional.
Em resumo, o que queremos dizer, é que o facto de dar visibilidade a este ou aquele site não significa que esse grupo seja indiscutivelmente o melhor neste ou naquele campo, mas sim que determinado grupo de investigação é relevante num dado aspecto particular.

Por razões afectivas, nós estendemos o link de modo automático para Aalborg e toda a equipa, que ano após ano, constrói a
Danish Research Unit for Industrial Dynamics.
É por ali que mexe a Sociedade Schumpeter, que se sentam os que acreditam em sistemas de inovação, e o ditado cumpre-se: “Quem sai aos seus, não é de Genebra”.
Em termos práticos, os meus santuários estão em Toulouse e em Hamburg. Mas aí, a inovação é fechada a 77 chaves e os compromissos que são selados em torno dos projectos são de tal modo apaixonantes que ninguém troca a vaidade de quando em quando andar a cheirar a Airbus, pela vaidade bacoca de divulgar o que por lá se discute e sobretudo, se faz.
Passemos à frente.

Na universidade de Sussex, está localizado o
SPRU! Aqui, os estudos sobre inovação desenvolvem-se no contexto da política de investigação, muito em especial o desenvolvimento das políticas de investigação e coisas afins. SPRU é um centro pioneiro e um líder mundial. A investigação levada a cabo pelo SPRU está organizada em torno de três temas principais que se cortam transversalmente, quer através dos vários sectores, quer dos limites geográficos:
• Inovação Sectorial e Empresarial
• Sistemas de Inovação Tecnológica e Científica
• Governação e Sustentabilidade

No comments: