Thursday, May 31, 2007

Histórias do meu avô, que se vão repetindo por aí…


«Algures no planeta TERRA, depois de um criterioso processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, uma grande empresa contratou um grupo de canibais para fazerem parte da sua equipa.


"Agora fazem parte de uma grande equipa" - disse o Director de RH durante a cerimónia de boas vindas.


"Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à cantina da empresa quando quiserem para comer alguma coisa. Só peço que não comam os outros empregados, por favor!"


Quatro semanas mais tarde, o chefe chamou-os:


"Vocês estão a trabalhar bastante e eu estou satisfeito. Mas o estagiário que serve o café desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?"


Todos os canibais negaram com a cabeça. Depois do chefe ir embora, o líder canibal pergunta-lhes:


"Quem foi o idiota que comeu o estagiário que servia o café?"


Um deles, timidamente, ergueu a mão. Então o líder com voz colérica, disse:


"Mas tu és mesmo uma besta! Nós estamos aqui, com esta tremenda oportunidade nas mãos. Já comemos 3 directores, 2 subdirectores, 5 assessores, 2 coordenadores, e uns 3 administradores, durante estas quatro semanas, sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por um bom tempo. Mas não... Tu tinhas de estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta!"»

3 comments:

juanitarebelo said...

Está muito bom:)
De facto o que não faltam é pessoas em cargos chefia, mas de facto quem executa e quem aparentemente faz a diferença todos os dias somos de calhar todos nós:)
está muito giro, não desvalorizando chefias e directores que muitas vezes são excelentes pensadores e dinamizadores, claramente que cada "cada macaco no seu galho!e se gostssemos todos do azul o que seria do rosa?
Joana

Ana Santos said...

Bom dia,

É de facto uma história hilariante que nos leva a pensar quem faz mais falta numa empresa. Se, por uma lado, é importante ter chefias que tomam as decisões e decidem o rumo da empresa, por outro, para que a empresa viva o seu dia-a-dia é necessário ter quem execute as tarefas até mesmo aquelas as quais não damos muito valor!

Ana Santos

sofia peixoto said...

Todos os colaboradores de uma organização são importantes. Desde do individuo que anda a varrer a fábrica, até ao director. Cada um desempenha as suas funções, dá um contributo para a organização, fazendo com que esta progrida. O potencial humuna é a maior riqueza de uma organização! Todos são necessários. se as chefias procuram encontar as melhores decisões estratégicas para o sucesso da organização, outros colaboradores tem de executar determinadas funções, para que a organização atinge resultados. A caminhada e o objectivo é o mesmo, seja qual for a posição do individuo na empresa. Existe assim uma complementaridade entre funções. Todos são importantes nas suas respectivas funções.
Já pensaram se o director fosse um dia tirar cafés...secalhar a máquina não resistiria muito tempo :-)
Todos somos "doutores" na nossa área. Temos de acabar com preconceitos! todos somos importantes!

Sofia Peixoto