Thursday, May 31, 2007

APRENDER FAZENDO



O post-it é parte de uma técnica nova que simplifica a descrição de um processo.


Podemos formar um mapa do fluxo do processo, seja em termos de informação, seja de materiais, com cada post-it a representar uma etapa no processo convencional de mudar uma actividade ou uma tarefa de um projecto. Partindo da "descoberta do problema" " para a definição da "solução", seguindo modificações e negociando com outros participantes, beneficiando de experiências e cruzando perspectivas vindas de outros campos, assim conseguimos chegar mais rápida e eficazmente ao ponto de chegada.



Na próxima sessão presencial vamos procurar ter uma aula entretida, resolvendo alguns modelos de processos da inovação.


Vamos usar post-its coloridos e folhas A4, trabalhando em grupos de 3, para que possam ser feitas propostas variadas de soluções possíveis, a partir de esboços e perspectivas enunciadas durante a sessão.


Observemos a amostra acima representada.


Problema:


"Representar um modelo possível para o processo de criação/detecção de uma oportunidade de inovação"


Solução:


Usar 'post-it' como bloco substitutivo da fase, etapa, factor, variável, …, mapeando conceitos, fluxos e roteiros até chegar à construção do modelo, que constitui a proposta.

No comments: