Saturday, September 1, 2007

Vamos trabalhar numa WIKI?



O desafio hoje colocado está a ser objecto de experiência. Os velhos teóricos exprimiram vezes sem conta a «certeza» de que em Ciências Sociais não pode haver Laboratório Experimental. Contestei isso, em actas de congresso: (1993) I Encontro Economistas de Língua Portuguesa. Nunca mais deixei de aproveitar a mínima oportunidade para tentar provar que a afirmação dos teóricos não tem sentido.

Vamos ao trabalho:
Criei uma WIKI no site http://www.pbwiki.com
De seu nome EMPREENDEDORISMO
A esta hora já receberam o convite no vosso endereço eMail…
Porquê? O nome? Ah! sim, o nome e o objecto; faz sentido porque tenho coisas semelhantes num programa que está em andamento na cidade grande e outro no programa transfronteiriço. Depois, olho para o vosso grupo e vejo-vos como grandes empresários do futuro, a discutir substituição de DGs do Millenium e cotações do SLB com o Berardo.
Pessoalmente, não gosto do termo, tenho até dúvidas se o empreendedor (dito assim mesmo) deve ser individualizado do todo que é o inovador, mas percebo que cada um precisa do seu espaço, em especial de vender o seu «peixe» e portanto, deixemo-nos ir na corrente, assim à moda de ‘main stream’.

Com que então, Wiki?
Quem está habituado a olhar para a wikipédia imagina que todas as wikis têm que ter aquele aspecto. Não é assim. Não se trata de uma questão de forma, mas sim de conceito.
Na UA, criamos wikis no ambiente ‘wordpress’, são bastante sofisticadas mas difíceis de dominar. Talvez por isso, a maioria dos alunos tem medo de lhes mexer, é que estas coisas às vezes mordem. (Não é verdade… estou a brincar)
O que é uma wiki ???
« é uma colecção de páginas (interligadas) dedicadas a um tema, onde cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa»

Muito embora a wiki possa ser vista por quem visita a web, para finalidades educativas, profissionais, projectos, etc. o administrador da wiki só dá permissão para EDITAR aqueles que fazem parte do grupo de trabalho.

Esta wiki é um trabalho laboratorial. Todos os convidados têm permissão para inventar o que quiserem nas páginas da wiki EMPREENDEDORISMO.

O tema criado é a invenção de uma «máquina automática para fazer sandwiches». Imaginemos uma máquina para vender tabaco, ou para entregar bebidas, ou para… não interessa o quê. Tem qualquer coisa de novo, ou não trabalhássemos nós em inovação:

Imaginemos que a máquina tem uma zona de pão, outra de queijo, outra de ovo, outra de salmão, fiambre, presunto, etc.
O cliente programa num teclado a «sua» sandwich e dialoga com a máquina via teclado/ecrã. Quando está satisfeito com a sua obra, paga, obtém um recibo mais a «sua» sandwich.
Fácil? Barato? Como pôr um trevo na tromba do elefante?
Pode ser que sim!

A wiki tem um conjunto de páginas temáticas que estão «abertas» à vossa criatividade e imaginação. Podeis trabalhar livremente em qualquer dos tópicos e na vertente que vos dê na real gana.

Questões adicionais:
http://newfaq.pbwiki.com/
http://forums.pbwiki.com/

Tópicos onde podeis brilhar sem limitações:

■ Concepção & Desenvolvimento

■ Estudo do mercado

■ Investidores

■ Design

■ Protótipo

■ OEM

■ Distribuição

■ Logística


Ah! já me esquecia dizer que não aceitei o convite do Rui Rio para estar hoje no Porto a ver as máquinas voadoras, é que hoje… hoje é dia de fazer pão no forno a lenha.

No comments: