Sunday, October 21, 2007

Mudando, sempre mudando

Vivam toda(o)s. Também estamos no http://ontologias.wordpress.com/
Abrimos novo espaço de trabalho. Parece uma coisa temível, mas não é. Aliás, não é nada mais do que uma área de publicação e troca de ideias, muito suave, em torno dos modos como se estrutura o conhecimento acerca de vários domínios. Ainda não sabemos bem que metas, objectivos, só sabemos que nada é mais crítico do que a tentativa de construir caminhos de verdade.
Outro tema:
The 1st Human Capital & Social Innovation Technology Summit in conjunction with 5th international ePortfolio conference: "Employability and Lifelong Learning in the Knowledge Society". 17-19 October, Maastricht, The Netherlands.

Durante o workshop procurou caracterizar-se com algum rigor (possível) o domínio dos Recursos Humanos, a partir de uma perspectiva conhecimento, concentrando atenção em alguns aspectos que em conjunto criam um problema particularmente difícil no que diz respeito à sua automatização (informatização). Falando sobre RHs, é sempre difícil a tentativa de quantificar e qualificar o conhecimento comum que as pessoas devem ter, para que possam levar a cabo conversas interessantes sobre recursos humanos. Tem vindo a ser elaborado um trabalho bem feito na procura de uma linguagem comum de trabalho, descrição de funções e ofertas de emprego. Outro aspecto que interessa chamar a atenção são as descrições 'Task - nível', onde múltiplas tarefas e actividades se combinam, constituindo uma unidade de emprego ou aquilo a que chamamos 'uma vaga', também se estão a tornar num padrão. No entanto, abaixo do nível tarefa, parece que, pelo menos por agora, outra divisão de competências aparenta ser inútil, por agora. Se pudéssemos trabalhar com competências em todo o domínio RHs, teria ser normal que partíssemos de uma granularidade natural para descrever, programar, avaliar e formar recursos humanos e trocar esses detalhes de modo transversal por todos os sectores de actividade económica.

Daí o interesse em «redes semânticas»: navegar no contentor Web e extrair todo o conhecimento possível de modo mais ou menos contínuo.
Daí o interesse em trabalhar as «ontologias» para estruturar à priori o conhecimento sobre os vários domínios.

No comments: