Prestação de cuidados de saúde na região transfronteiriça
Uma nova aliança transfronteiriça de intervenientes em cuidados de saúde mostra a importância de examinar os sistemas de saúde numa perspectiva europeia.
Mosa-Reno é uma região transfronteiriça que compreende parte da Bélgica (Liège e Limburg), Alemanha (Aachen) e da Holanda (Limburg). Estamos a falar de 3,7 milhões de habitantes que falam 3 línguas diferentes, sujeitos a 3 sistemas jurídicos diferentes e se movimentam no seio de 4 culturas muito distintas.
Não obstante esta diversidade, a região tem uma longa história de cooperação transfronteiriça, a mais notável no domínio dos serviços de cuidados de saúde.
A actual rede transfronteiriça inclui hospitais, companhias de seguros, organizações de doentes, médicos, serviços públicos de saúde, decisores políticos do sector da saúde e administrações.
Livre circulação dos doentes:
Tem sido desenvolvida uma aliança entre hospitais e seguradoras, que prevê um quadro para definir questões práticas em matéria de cuidados de saúde e na investigação das estruturas necessárias à criação de um serviço de cuidados de saúde transfronteiriços.
Modelo
Entre outras, as principais realizações da cooperação são:
● cooperação clínica entre hospitais
● circulo de qualidade hospitalar
● cartão internacional de seguro de saúde
● local de informação e plataforma sobre cuidados de saúde
● comparação de custos de serviços
● comparação dos serviços prestados
● cooperação transfronteiriça dos serviços de ambulância e de emergência
No comments:
Post a Comment