Blogs, Wikis & Podcasts (áudio e vídeo): a nova geração de Web-based tools para trabalho colaborativo virtual no âmbito das práticas de gestão e sobretudo na educação.
Todos nós testemunhamos (uns mais do que outros) um aumento muito rápido no uso do "collaborationware com base na WEB". Uma variedade de aplicações ditas WEB 2.0, particularmente wikis, blogs e podcasts, têm vindo a ser adoptadas por profissionais que estão cada vez mais 'on line' e, em especial, os serviços educacionais. Por causa da simplicidade de utilização e rapidez na distribuição, oferecem a oportunidade poderosa de partilhar informação, acrescido da facilidade da colaboração. Wikis são Web sites que podem ser editados por qualquer um que a eles tem acesso. A palavra "blog" é uma contração de "Web Log" - um jornal 'on line' que oferece recursos – dentro do ambiente dos multimedia. Podcasts são repositórios de materiais áudio e vídeo que podem "ser empurrados" para subscritores e assinantes, mesmo sem intervenção do utilizador. Estas files áudio e vídeo podem ser descarregadas (downloaded) para meios portáteis de reprodução (iPod, p.ex.) que podem ser activados em qualquer lugar, fornecendo o potencial para "em qualquer altura e em qualquer lugar" levar a cabo, experiências de aprendizagem (mobile learning).
DISCUSSÃO: Wikis, blogs e podcasts são relativamente fáceis de usar, o que esclarece em parte, o seu êxito e proliferação. O facto de haver muitas versões livres e abertas da fonte destas ferramentas pode também ser responsável pelo seu crescimento explosivo. Assim, é relativamente fácil executar a generalidade das aplicações dentro de um ambiente educacional qualquer. Paradoxalmente, algumas das suas desvantagens estão relacionadas com a sua abertura e facilidade de utilização. Virtualmente qualquer um é capaz de alterar, editar ou contribuir de outra maneira para com as páginas Web colaborativas, o que pode ser problemático quando se quer calibrar a confiabilidade e a exactidão destes recursos. Argumenta-se: - o processo da colaboração conduz a um tipo Darwinian de “sobrevivência”, ou seja, apenas o mais apto sobrevive!
Dentro de uma página Web, a veracidade dos recursos pode ser assegurada através da monitorização, ou moderação, e operação cuidadosa do “collaborationware” em ambiente digital fechado e seguro.
SUMÁRIO E CONCLUSÃO: Se o assunto for eficazmente, aprofundado, vemos que os wikis, os blogs e os podcasts podem oferecer um modo de realçar experiências de aprendizagem, dos profissionais e dos estudantes, na medida em que, podemos praticar diferentes níveis de conexão e de colaboração dos que se envolvem dentro dos ambientes de aprendizagem digitais. Consequentemente, todos estamos a dar passos titubeantes na direcção da compreensão das melhores maneiras de integrar estas ferramentas em programas de Aprendizagem já existentes.
Obviamente, todos os que aderem a novas (inovadoras) formas de aprendizagem, têm que meter as mãos na massa e tentar, tentar sempre, até que o domínio do estado da arte pareça cada vez mais a regra e não a excepção.
No comments:
Post a Comment